sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O Famoso "Jeitinho Brasileiro"

O Famoso "jeitinho brasileiro", muito visto como sinônimo de esperteza, é muito comum nos moradores deste gigante país. Esse jeitinho, que muitas vezes se faz como manifestação de criatividade, também se faz, às vezes, amoral.
Nem sempre como burlador das leis, a esperteza brasileira nasce para promover o comodismo ou mesmo para promoção de melhores condições de vida. Embora haja fatos que relatam que o uso desse famoso jeitinho encontra brechas nas leis nacionais (ou mesmo criminalmente) e o torna amoral, imoral ou mesmo criminoso.
Esse costume de achar que o uso desse estilo de vida (jeitoso) é sempre ruim deve ser extinto, haja vista que o brasileiro vai além da criminalidade em grande parte dos seus feitos. O problema é que a mídia divulga o lado negro dessa história. Porém, pouco mostrado a nível nacional e internacional, os habitantes do Brasil encontram soluções onde às vezes aparenta não ter. Um grande exemplo são os empreendedores, que em grande parte não tem instruções, encontram meios para montar um negócio lucrativo. Como já fora mostrado em certos programas da televisão brasileira: um pai de família não tinha dinheiro e, começou a vender pamonha, por fim, com as vendas da iguaria, compra carro, casa e mantém um estilo de vida classe A.
Esse estilo vem de berço, as crianças do nosso país são espertas também, encontram soluções inteligentes para solucionar várias situações.
Mais que estilo de vida, o nosso "jeitinho brasileiro" nos torna conhecidos mundialmente, somos hábeis na resolução de problemas. A parte ruim do nosso jeitinho, são as pessoas que denigrem essa imagem e buscam maneiras de promoção individual, sem respeitar as normas e a moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário