terça-feira, 6 de novembro de 2012

Mensagens Subliminares em Campanhas Publicitárias

Há quem acredita e há também quem acha que é bobagem. Pelo sim ou pelo não, aqui segue uma abordagem sobre o tema.

Mensagem subliminar refere-se às mensagens ocultas que o cérebro não capta normalmente, porém, essa mesma mensagem, se instala no subconsciente, e é aí que está a chave publicitária, o que está na memória inconsciente que vai fazer a pessoa ter mais desejo por tal produto.

Não é uma questão recente, Demócrito (400 a.C.), já estudava tais relações com o inconsciente, e, hoje, é estudado de modo a obter melhores resultados. Porém, seria ético (em outras palavras) manipular as pessoas para conseguir algo? Essa é uma maneira ética de controlar a sociedade e força-la a adquirir tal produto ou serviço?

Em face a essas perguntas, o Código de Defesa do Consumidor trata o tema (embora não seja de forma clara e objetiva), é o exposto no artigo 36: "A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal". Mesmo com essa previsão no CDC, cabe ao juiz a decisão de processos oriundos dessa publicidade subliminar.

Se for feita uma pesquisa na internet, encontra-se muitas imagens com as ditas mensagens. À primeira impressão, não se nota nada, mas, com uma atenção mais dedicada, vem à percepção imagens que chamam para um desejo oculto. Na maioria das vezes, há apelação para o sexo, mesmo o produto sendo destinado às crianças.
As mensagens, também, não são usadas apenas em campanhas publicitárias, há bastante "informação oculta" traduzidas dos filmes da Disney.

Como persuasão ou não, se existem ou não, usar o subliminar rende discursões há vários anos. E, se rendem sucesso, se atingem o objetivo, é algo que parte da crença de cada um, porém, os publicitários afirmam conseguir um bom desempenho com tal prática. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário